Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das proteinas de plasma seminal e membrana de espermatozoides como metodologia para predicao do desempenho reprodutivo de touros.

Processo: 01/11897-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2002 - 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Valquiria Hyppolito Barnabé
Beneficiário:Valquiria Hyppolito Barnabé
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sêmen  Proteínas  Bovinos 

Resumo

Propõe-se estudar as proteínas presentes no plasma seminal e na membrana espermática de bovinos, das raças Neiore e Simental, mantidos a campo. Algumas proteínas vêm sendo descritas na literatura como marcadoras de fertilidade, além de desempenhar papéis fundamentais na fisiologia do espermatozóide, desde sua formação até o momento de sua fusão com o oócito. Pretende-se traçar um perfil destas proteínas para os animais estudados, através da técnica de eletroforese bidimensional em gel de poliacrilamida, e identificar aquelas que se mostrarem como marcadoras de características de interesse para o desempenho reprodutivo, através do uso de anticorpos específicos, seqüenciamento de aminoácidos do N-terminal e espectrometria de massa. A partir destas informações, realizar-se-á o estudo da localização dos genes codificastes destas proteínas de interesse, além da avaliação estrutural destes genes para identificação de polimorfismos, mutações ou duplicações gênicas em animais com fenótipos distintos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)