Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao morfofuncional da lesao e da regeneracao do musculo quadriceps lesado pelo exercicio excentrico.

Processo: 01/12352-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2002 - 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Tania de Fatima Salvini
Beneficiário:Tania de Fatima Salvini
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema musculoesquelético  Músculo esquelético  Lesão muscular 

Resumo

O presente estudo foi delineado para avaliar o comportamento do torque, da atividade elétrica e da dor no músculo quadríceps femoral, lesado por exercício excêntrico, em 10 indivíduos adultos e sedentários. Essas variáveis serão avaliadas antes da indução da lesão, durante os 7 primeiros dias pós-lesão e também entre 21-30 dias pós-lesao. A contração isométrica máxima do músculo será utilizada para avaliação do torque e da eletromiografia. A dor será avaliada através de questionários. Para se comprovar que a lesão foi induzida, bem como avaliar a área de extensão da lesão no músculo, serão também mensurados os níveis séricos de creatina quinase e a imagem do músculo será avaliada por Ressonância Magnética Nuclear. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F.V. SERRÃO; B. FOERSTER; S. SPADA; M.M.B. MORALES; V. MONTEIRO-PEDRO; A. TANNÚS; T.F. SALVINI. Functional changes of human quadriceps muscle injured by eccentric exercise. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 6, p. 781-786, Jun. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.