Busca avançada
Ano de início
Entree

Importância dos anelídeos poliquetas de meiofauna nas comunidades bentônicas da zona costeira rasa da Enseada Martel, Baía do Almirantado (Antártica)

Processo: 01/12572-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2002 - 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Mônica Angélica Varella Petti
Beneficiário:Mônica Angélica Varella Petti
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Antártica  Bentos  Meiofauna 

Resumo

Apesar dos poliquetas representarem o terceiro grupo mais importante na maior parte das comunidades de meio fauna, pouco se conhece sobre sua composição de espécies. O objetivo deste estudo é a identificação das espécies presentes na meio fauna frequentemente encontrados. Para a análise de animais e estruturas que exijam maior definição, a aquisição de um equipamento óptico de boa qualidade será essencial, pois muitos caracteres importantes para a diagnose são difíceis de serem observados, por estarem muito próximos do limite de resolução óptica. O material foi coletado na zona costeira rasa, em 5 Expedições Brasileiras à Antártica. A identificação destas espécies contribuirá para uma melhor compreensão da distribuição vertical dos poliquetas da área e da dinâmica dessas comunidades. Informações relevantes poderão ser extrapoladas para outras regiões que, mesmo situadas em latitudes menores, são vulneráveis a variáveis ambientais semelhantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VARELLA PETTI‚ M.A.; NONATO‚ E.F.; SKOWRONSKI‚ R.S.P.; CORBISIER‚ T.N. Bathymetric distribution of the meiofaunal polychaetes in the nearshore zone of Martel Inlet‚ King George Island‚ Antarctica. ANTARCTIC SCIENCE, v. 18, n. 02, p. 163-170, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.