Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunodiagnóstico da cisticerose suína utilizando antígenos nativos e recombinantes obtidos de Cysticercus cellulosae

Processo: 01/12973-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2002 - 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Mendes Maia
Beneficiário:Antonio Augusto Mendes Maia
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Testes imunológicos  Proteínas recombinantes  Cysticercus  Suínos 

Resumo

Com a finalidade de se avaliar proteínas com potencial uso em diagnóstico da cisticercose suína, será expressa uma proteína recombinante de 14 kDa, cujo cDNA será obtido a partir de mRNA de cisticerco de Taenia solium. Neste sentido, serão desenhados oligonucleotídeos sintéticos a partir da seqüência depositada no GenBank (n° AF082829), que será amplificada por Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) e subclonada em plasmídeo para expressão em Escherichia coli. Para avaliar a sensibilidade e a especificidade no diagnóstico da cisticercose suína as proteínas nativas mais imunogênicas (14, 18 e 26 kDa) de escolex de cisticerco de T. solium e a proteína recombinante produzida serão utilizadas comparativamente como antígenos no teste de ELISA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA‚ M.R.M.; MAIA‚ A.A.M.; ESPÍNDOLA‚ N.M.; MACHADO‚ L.R.; VAZ‚ A.J.; HENRIQUE-SILVA‚ F. Recombinant expression of Taenia solium TS14 antigen and its utilization for immunodiagnosis of neurocysticercosis. Acta Tropica, v. 100, n. 3, p. 192-198, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.