Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa da organização anatômica do peptídeo derivado de leitura alternativa do gene do hormônio concentrador de melanina (MGOP) no sistema nervoso central de roedor e de primata

Resumo

O Projeto pretende contribuir para o entendimento anatômico de mais um membro da família de peptídeos do Hormônio Concentrador de Melanina (MCH), o MGOP. Neste projeto estão inclusos três objetivos que deverão contribuir para esse entendimento, a saber: 1) o mapeamento do MGOP no sistema nervoso central (SNC) de primata não-humano (Cebus apella); 2) mapeamento do MGOP no sistema nervoso central de roedor (ratos albinos e pigmentados), e 3) estudo das aferências de núcleos do sistema nervoso central do rato que tenham maior significado em comportamentos motivados e já bem estabelecidos na literatura, como o comportamento alimentar. O mapeamento no SNC de macaco nos dará importantes informações sobre esse sistema peptidérgico em um primata não-humano, como: locais de expressão do peptídeo e regiões inervadas, conseqüentemente a importância funcional, e também a possibilidade de comparação filogenética com outras espécies de mamíferos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, FERNANDO F. B.; SITA, LUCIANE V.; OLIVEIRA, AMANDA R.; COSTA, HELDER C.; DA SILVA, JOELCIMAR M.; MORTARA, RENATO A.; HAEMMERLE, CARLOS A. S.; XAVIER, GILBERTO F.; CANTERAS, NEWTON S.; BITTENCOURT, JACKSON C. Hypothalamic melanin-concentrating hormone projections to the septo-hippocampal complex in the rat. Journal of Chemical Neuroanatomy, v. 47, p. 1-14, JAN 2013. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.