Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção de anticorpos antiplaquetários e antimegacariocíticos atividade de agregação plaquetária e avaliação da resposta imunológica humoral e celular na infecção experimental de cães por Erlichia canis (Donatien e Lestoquard, 1935)

Processo: 01/14252-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2002 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Mitika Kuribayashi Hagiwara
Beneficiário:Mitika Kuribayashi Hagiwara
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães  Erliquiose canina  Ehrlichia canis  Doenças transmitidas por carrapatos  Agregação plaquetária  Plaquetas sanguíneas  Anticorpos  Linfócitos T  Eletroforese  Resposta imune 

Resumo

A erliquiose canina é uma doença causada pela Ehrlichia canis, uma rickettsia transmitida por carrapatos, parasita intracelular obrigatório que infecta os leucócitos e causa trombocitopenia no hospedeiro. A ocorrência de hipoagregação plaquetária decorrente da ação de anticorpos antiplaquetários parece ser a causa dos distúrbios hemostáticos observados no desenvolvimento da infecção. O presente estudo terá por objetivo detectar a presença de anticorpos antiplaquetários e antimegacariocíticos, e ainda, a atividade de agregação plaquetária e a resposta imunológica humoral e celular em cães experimentalmente infectados pela E. canis. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HASEGAWA‚ M.Y.; KOHAYAGAWA‚ A.; BRANDÃO‚ L.P.; MORGULIS‚ M.S.F.A.; HAGIWARA‚ M.K. Evaluation of neutrophil oxidative metabolism in canine monocytic ehrlichiosis. VETERINARY CLINICAL PATHOLOGY, v. 34, n. 3, p. 213-217, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.