Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos efeitos da administracao das sementes da senna occidentalis em aves. avaliacao dos processos inflamatorios e imunologicos.

Processo: 02/00080-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2003 - 28 de fevereiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Silvana Lima Gorniak
Beneficiário:Silvana Lima Gorniak
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aves  Imunotoxicologia  Plantas tóxicas  Intoxicação 

Resumo

A Senna occidentalis cresce junto às plantações, como o milho e o sorgo, sendo que suas sementes podem contaminar estes cereais, principalmente quando a colheita for realizada mecanicamente. Assim, são vários os casos de intoxicação espontânea com esta planta, nas diferentes espécies animais. O mecanismo de ação tóxico foi proposto, por diferentes trabalhos realizados por nosso grupo, sendo que este se deve à ação direta sobre o metabolismo da mitocôndria. Além disto, estudos preliminares realizados, também em nossos laboratórios verificaram a ocorrência de lesões em órgãos linfóides primários, como a bursa de Fabricius; desta maneira, o objetivo do presente projeto de pesquisa é o de aprofundar estes achados anteriores, procurando avaliar as possíveis alterações no sistema imunológico de aves experimentalmente intoxicadas comas diferentes concentrações de sementes da S.occidentalis. (AU)