Busca avançada
Ano de início
Entree

Pré-concentração em fluxo para a determinação de metais traços em amostras agronômicas e ambientais por espectrometria de emissão atômica com fonte de plasma (ICP-OES)

Processo: 02/00158-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2003 - 30 de junho de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Maria Emilia Mattiazzo-Prezotto
Beneficiário:Maria Emilia Mattiazzo-Prezotto
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos analíticos de preparação de amostras  Metais pesados  Agronomia 

Resumo

Este projeto visa o desenvolvimento de metodologias analíticas para a determinação de metais pesados, livres e/ou complexados por ICP-OES em amostras de origem agronômica, solos, plantas, fertilizantes, e ambiental, sedimentos, águas residuárias, resíduos industriais e urbanos com especial destaque para o lodo de esgoto, usualmente referido como biossólido e composto de lixo. Para a abertura destas amostras diversos procedimentos podem ser usados, dentre os quais se destaca a digestão com ácidos, os quais geralmente produzem extratos com matrizes complexas que podem ocasionar interferências nas determinações elementares por ICP-OES, tais como a supressão da sensibilidade e sobreposição de bandas espectrais, além da falta de sensibilidade para a determinação direta de alguns metais. Para minimizar estes problemas, propõe-se a associação de processo de separação e pré-concentração em fluxo, visando o aumento da sensibilidade e a superação dos efeitos interferentes nas análises de Cd, Cr, Co, Ni e Pb por ICP-OES. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.