Busca avançada
Ano de início
Entree

Paisagens geoquímicas e ambientais do Vale do Ribeira: avaliação e prevenção de riscos para o meio físico e saúde humana relacionados à exposição ao arsênio e metais pesados

Processo: 02/00271-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2002 - 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Bernardino Ribeiro de Figueiredo
Beneficiário:Bernardino Ribeiro de Figueiredo
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):04/07076-3 - Paisagens geoquímicas e ambientais do Vale do Ribeira: avaliação e prevenção de riscos para o meio físico e saúde humana relacionados à exposição ao arsênio e metais pesados, BP.TT
Assunto(s):Exposição ambiental  Metais pesados  Arsênio  Vale do Ribeira (SP)  Zoneamento ambiental 

Resumo

Produção de conhecimento sobre a exposição de ecossistemas e agrupamentos humanos ao arsênio (As) e metais base (Pb, Cu e Zn) e desenvolvimento de metodologias para a avaliação de riscos à saúde humana e de estratégias de prevenção de danos em regiões tropicais. A anomalia natural de arsênio da Faixa Piririca, entre as cidades de Iporanga e Eldorado, Vale do Ribeira, São Paulo, será tomada como área de estudo. Realização de levantamentos regionais mediante a aplicação de metodologias não convencionais de mapeamento geoquímico de baixa densidade e de zoneamento geoambiental, na região do Alto e Médio Vale do Ribeira, com integração de dados em SIG (Sistema de Informação Georreferenciada). Detalhamento da área de interesse em termos de qualidade de solos, águas fluviais e sedimentos, seleção de geoindicadores ambientais e realização de campanhas de monitoramento humano. Interação com outros projetos e centros de pesquisa no Brasil e exterior através da montagem de rede de pesquisa eletrônica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DI GIULIO, GABRIELA MARQUES; FIGUEIREDO, BERNARDINO RIBEIRO; FERREIRA, LUCIA COSTA; MACNAGHTEN, PHIL; MANAY, NELLY; SEBASTIAO ARAUJO DOS ANJOS, JOSE ANGELO. Participative risk communication as an important tool in medical geology studies. JOURNAL OF GEOCHEMICAL EXPLORATION, v. 131, n. SI, p. 37-44, AUG 2013. Citações Web of Science: 2.
GABRIELA MARQUES DI GIULIO; BERNARDINO RIBEIRO FIGUEIREDO; LÚCIA DA COSTA FERREIRA; JOSÉ ÂNGELO SEBASTIÃO ARAÚJO DOS ANJOS. Comunicação e governança do risco: a experiência Brasileira em áreas contaminadas por chumbo. Ambiente & Sociedade, v. 13, n. 2, p. -, Dez. 2010.
BOSSO, SERGIO T.; ENZWEILER, JACINTA; ANGELICA, ROMULO S. Lead bioaccessibility in soil and mine wastes after immobilization with phosphate. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 195, n. 1-4, p. 257-273, NOV 2008. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.