Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da temperatura de transição vítrea e peso molecular de resinas acrílicas para reembasamento imediato: efeito de diferentes tratamentos térmicos

Processo: 02/01405-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2002 - 31 de outubro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Carlos Eduardo Vergani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas acrílicas  Tratamento térmico  Peso molecular 

Resumo

A readaptação de bases de próteses pode ser realizada por meio do reembasamento imediato (RI), utilizando-se resinas acrílicas autopolimerizáveis. A polimerização é a conversão de moléculas de baixo peso molecular (PM), denominadas monômeros, em macromoléculas (polímeros) de alto PM. Entretanto, essa conversão não é completa e, ao final da reação, as resinas apresentam monômero residual (MR). O PM pode determinar a solubilidade, o módulo de elasticidade e a resistência e, conseqüentemente, influenciar o comportamento do material. Além do PM, a temperatura de transição vítrea (Tg) também pode resultar em ampla variação das propriedades físicas e mecânicas das resinas, e baixos valores de Tg refletem níveis mais altos de MR. Assim, a redução do MR poderia favorecer as propriedades obtidas, contribuindo para o sucesso do reembasamento. Assim, os objetivos desta pesquisa serão determinar o PM e a Tg de resinas para RI e analisar o efeito de diferentes tratamentos térmicos realizados após a polimerização sobre essas características. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URBAN, VANESSA M.; MACHADO, ANA L.; ALVES, MARINES O.; MACIEL, ADEILTON P.; VERGANI, CARLOS E.; LEITE, EDSON R. Glass transition temperature of hard chairside reline materials after post-polymerisation treatments. GERODONTOLOGY, v. 27, n. 3, p. 230-235, SEP 2010. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.