Busca avançada
Ano de início
Entree

Transe e enunciacao: a construcao narrativa de outro

Processo: 02/01653-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2002 - 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Beneficiário:José Francisco Miguel Henriques Bairrão
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Transe  Umbanda  Imaginário  Etnopsicologia  Alteridade 

Resumo

Propõe-se um estudo das funções e sentidos das "categorias" antropomórficas do imaginário social que se "encarnam" na pessoa umbandista. A prospecção de aspectos semânticos da dinâmica discursiva do imaginário brasileiro visa contribuir para propiciar uma interlocução dialógica e não autoritária entre a ciência e a cultura "psicológica" popular. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HENRIQUES‚ J.F.M.B. Sublimidade do Mal e Sublimação da Crueldade: Criança‚ Sagrado e Rua. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, n. 001, p. 61-73, 2004.
MANTOVANI, ALEXANDRE; BAIRRÃO, JOSÉ FRANCISCO MIGUEL HENRIQUES. Pessoa e performance: drama social e sujeito plural. Interações : Estudos e Pesquisa em Psicologia, v. 9, n. 18, p. 11-40, dez. 2004.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.