Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise numerico/experimental da influencia da taxa de resfriamento na formacao da microestrutura de acos inoxidaveis.

Resumo

O presente projeto visa a compreensão detalhada da relação entre taxa de resfriamento e as microestruturas obtidas durante a solidificação de aços inoxidáveis: austeníticos e martensíticos. Para tanto, será utilizada a técnica de solidificação unidirecionai com diferentes taxas de resfriamento para a obtenção das amostras. As taxas de resfriamentos serão obtidas para diferentes posições do molde. As amostras serão caracterizadas e com base nas observações e medidas microestruturais, a relação será determinada. Em paralelo, será implementado um modelo numérico para a simulação da solidicação de ligas metálicas. Este modelo deverá determinar os principais parâmetros térmicos: perfis de temperatura, fração de sólido, gradientes térmicos, taxas de resfriamento, posição das isotermas solidus e liquidus, velocidade de deslocamento das isotermas, tempo local de solidificação e parâmetros estruturais tais como: espaçamentos interdendríticos e tamanho e grãos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRIAN DE LOURDES NORONHA MOTTA MELO; NILTON HENRIQUE ALVES PEREIRA; CARLOS ANTÔNIO DE LIMA PENHALBER; CARMO ROBERTO PELLICIARI DE LIMA; CARLOS ALEXANDRE DOS SANTOS. Análise dos modelos utilizados para a previsão dos parâmetros microestruturais obtidos durante a solidificação direcional do aço inoxidável austenítico AISI 304. Rem: Revista Escola de Minas, v. 60, n. 1, p. 135-140, Mar. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.