Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da divesidade de cianobacterias de reservatorio de agua atraves de eletroforese em gel com gradiente desnaturante.

Processo: 02/02250-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2002 - 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Marli de Fátima Fiore
Beneficiário:Marli de Fátima Fiore
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cianobactérias  Eletroforese em gel de gradiente desnaturante  Diversidade 

Resumo

O presente projeto tem como objetivo conhecer a biodiversidade de cianobactérias na represa Billings, São Paulo e detectar a presença de espécies produtoras da toxina microcistina utilizando técnicas moleculares. Seqüências de regiões dos genes rRNA 16S e mcyB (gene da microcistina) específicas de cianobactérias serão utilizadas como marcadores moleculares. Essas seqüências serão obtidas através da extração de DNA das amostras ambientais das águas coletadas em diferentes locais da represa e da amplificação da região desses genes usando oligonucleotídeos iniciadores específicos. As amplificações específicas dessas regiões juntamente com a técnica da eletroforese em gel com gradiente desnaturante (DGGE) permitirá identificar as espécies presentes no reservatório e também as que contém o gene de microcistina. As bandas obtidas na DGGE serão seqüenciadas. A análise filogenética das bandas obtidas na DGGE e dos dados das seqüências de DNA será efetuada usando análises computacionais. (AU)