Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de microposicionadores e microatuadores

Processo: 02/04533-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2002 - 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Emílio Carlos Nelli Silva
Beneficiário:Emílio Carlos Nelli Silva
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas microeletromecânicos  Otimização topológica 

Resumo

Esse projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de microposicionadores e microatuadores. Os microposicionadores propostos consistem essencialmente num mecanismo flexível multi-atuado por cerâmicas piezelétricas, ou seja, a atuação de cada piezocerâmica gera um dado movimento específico do mecanismo, que amplifica e transforma os deslocamentos gerados pelas piezo cerâmicas. Serão projetados usando o método de otimização topológica. Como exemplo de aplicação será desenvolvido um microposicionador XY que é atuado por duas cerâmicas piezoelétricas. Já os microatuadores consistem essencialmente em "MEMS (Microelectromechanical Systems)" eletro termomecânicos. O projeto compreende o projeto, simulação, fabricação e caracterização experimental do microposicionador XY e "MEMS" propostos utilizando-se células de carga e técnicas ópticas. Pretende-se assim dar continuidade à linha de pesquisa iniciada no projeto de pesquisa anterior relacionada com o desenvolvimento e caracterização de atuadores piezelétricos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARBONARI‚ R.C.; SILVA‚ E.C.N.; NISHIWAKI‚ S. Design of piezoelectric multi-actuated microtools using topology optimization. Smart Materials and Structures, v. 14, n. 6, p. 1431, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.