Busca avançada
Ano de início
Entree

Padroes de eficiencia e qualidade de energia: instrumentos para politica publica de inovacao tecnologica e eficiencia energetica.

Processo: 02/05250-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2002 - 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Gilberto de Martino Jannuzzi
Beneficiário:Gilberto de Martino Jannuzzi
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Eficiência energética  Regulação 

Resumo

Para dar apoio à Lei 10.295 (2001) que dispõe sobre a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, regulamentada pelo Decreto 4.059 (2001), pretende-se elaborar uma série de trabalhos técnicos avaliando os custos e benefícios da progressiva introdução de limites mínimos de eficiência energética em eletrodomésticos. Fazem parte deste projeto vários pesquisadores e instituições de pesquisa: UNICAMP, EFEI, IEI (International Energy Initiative) entre outros, como o Lawrence Berkeley National Laboratory (USA), o Collaborative Labeling and Appliance Standards Program (CLASP), o International Energy Agency e a União Européia, para consolidar um projeto regular e de centro emergente na UNICAMP na área de Eficiência Energética. A intenção é mobilizar a sociedade Brasileira e gerar propostas de regulação (políticas públicas de padrões, qualidade e etiquetagem energética) visando a inovação tecnológica para alguns dos equipamentos (refrigeradores) de maior consumo de energia elétrica do Brasil, em conformidade com a Lei 10.295. (AU)