Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise comparada de sequencias de dna satelite em peixes da subfamilia hypoptopomatinae ( teleostei, siluriformes, loricariidae) com enfase em seus aspectos moleculares e evolutivos.

Processo: 02/06235-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de dezembro de 2002 - 31 de março de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Fausto Foresti
Beneficiário:Fausto Foresti
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):DNA satélite  Citogenética  Cromossomos sexuais  Heterocromatina  Evolução 

Resumo

As espécies da subfamília Hypoptopomatinae (Loricariidae) apresentam números diplóides semelhantes mas com ampla diversidade dos padrões de distribuição da heterocromatina. Assim, os segmentos banda C positivos encontram-se em diferentes quantidades e posição nas diferentes espécies estudadas, tendo sido observados diversos casos de polimorfismos numéricos e estruturais, às vezes relacionados a possíveis sistemas de cromossomos sexuais dos tipos XX/XY e ZZ/ZW. Considerando ainda que os estudos sobre a natureza das seqüências satélites de DNA, componentes da chamada heterocromatina constitutiva, são extremamente escassos e limitados a uma ou a poucas espécies de alguns grupos de peixes, o presente projeto pretende analisar de forma extensiva a composição e a diversidade das seqüências satélites em espécies de Hypoptopomatinae e utilizar essa informação para propor hipóteses sobre a evolução dessa classe de DNA e sobre a evolução do grupo. (AU)