Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização da produção em biorreatores de poliedros de baculovírus por células de inseto Sf9

Processo: 02/06924-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2003 - 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Aldo Tonso
Beneficiário:Aldo Tonso
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oxigênio dissolvido  Baculoviridae 

Resumo

Os baculovírus compreendem o maior grupo de vírus de insetos e representam uma importante opção aos pesticidas químicos, no combate a pragas na agricultura. O desenvolvimento de técnicas para produção de vírus in vitro (em biorreatores) poderá levar a uma redução de custos. Entre as principais limitações no processo em biorreatores, destaca-se a falta de conhecimento das condições ótimas de cultivo, como oxigênio dissolvido, meio e estratégia de infecção. O presente projeto tem como objetivo geral investigar as principais variáveis envolvidas no processo de produção de biopesticida baculovírus, através do cultivo de células de inseto Sf9 em biorreatores. Os objetivos específicos são: determinar a velocidade específica de respiração das células Sf9 nas diferentes condições de cultivo; verificar a influência dos níveis de oxigênio; testar diferentes sistemas de oxigenação buscando um de operação simples; propor uma eficiente estratégia de infecção; testar diferentes meios para o sistema e estimar parcialmente os custos de produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODAS‚ V.M.; MARQUES‚ F.H.; HONDA‚ M.T.; SOARES‚ D.M.; JORGE‚ S.A.C.; ANTONIAZZI‚ M.M.; MEDUGNO‚ C.; CASTRO‚ M.E.B.; RIBEIRO‚ B.M.; SOUZA‚ M.L.; OTHERS. Cell culture derived AgMNPV bioinsecticide: biological constraints and bioprocess issues. Cytotechnology, v. 48, n. 1, p. 27-39, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.