Busca avançada
Ano de início
Entree

Possivel efeito da contusao na prevencao de lesoes musculares subsequentes no musculo tibial anterior de rato.

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar se as adaptações musculares, que tornam o músculo resistente à lesões subseqüentes, observadas através de lesões induzidas por miotoxina e exercícios, também são observadas após lesão por contusão muscular. Assim, será utilizado um protocolo de lesão através de eletroestimulação, onde a incidência de lesão muscular será comparada em animais somente eletroestimulados com os animais eletroestimulados e submetidos à contusão muscular prévia. Serão utilizados 28 ratos, divididos em 4 grupos experimentais (n=7): (A) grupo controle, (B) grupo contusão, (C) grupo eletroestimulação e (D) grupo contusão + eletroestimulação. A contusão muscular será produzida por um equipamento através da liberação de carga no músculo tibial anterior (TA) direito. A eletroestimulação será realizada com o músculo TA previamente alongado e submetido à estimulação. Serão analisados os sinais de lesão, os tipos de fibras musculares, a concentração da enzima creatina quinase e a área dos diferentes tipos de fibras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AP BOTELHO; FA FACIO; VB MINAMOTO. Regeneração do músculo tibial anterior em diferentes períodos após lesão por estimulação elétrica neuromuscular. BRAZILIAN JOURNAL OF PHYSICAL THERAPY, v. 11, n. 2, p. 99-104, Abr. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.