Busca avançada
Ano de início
Entree

Sensibilizacao comportamental: papel da neurotensina e variaveis comportamentais.

Resumo

A sensibilização comportamental é caracterizada por um aumento no efeito de uma droga após administrações repetidas. Esse fenômeno é utilizado como modelo para dependência de drogas. É alterado tanto por drogas como por variáveis comportamentais. Diferenças comportamentais prévias à sensibilização poderiam estar associadas com a predisposição ao desenvolvimento desse fenômeno. O objetivo desse projeto é avaliar a propensão de camundongos com respostas inatas diferentes ao ambiente novo e em modelos de depressão e ansiedade em desenvolver a sensibilização induzida por anfetamina. Verificaremos, também, os efeitos de um antagonista de receptores de neurotensina, SR48692, durante o período de abstinência da administração repetida de anfetamina, na posterior expressão da sensibilização comportamental. Esses cenários comportamentais serão investigados, ainda, por meio de imuno-histoquímica do SNC para c-fos e neurotensina e radioimunoensaio para corticosterona plasmática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA‚ F.G.; FRUSSA-FILHO‚ R.; CANTERAS‚ N.S.; VALERA‚ A.G.; FELICIO‚ L.F. Blockade of neurotensin receptors during amphetamine discontinuation indicates individual variability. Neuropeptides, v. 41, n. 2, p. 83-91, 2007.
BERT‚ B.; FELICIO‚ L.F.; FINK‚ H.; NASELLO‚ A.G. The use of sudden darkness in mice: a behavioural and pharmacological approach. Psychopharmacology, v. 179, n. 4, p. 846-853, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.