Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigacao de mutacoes nos genes dos receptores da angiotensina ii agtr1 e agtr2 em pacientes com adrenarca precoce e sindrome plurimetabolica.

Processo: 02/07938-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2003 - 31 de dezembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Mônica Barbosa de Melo
Beneficiário:Mônica Barbosa de Melo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Angiotensina II 

Resumo

A ativação precoce das adrenais (pubarca precoce) é uma entidade freqüente na clínica pediátrica, caracterizada pelo aparecimento de pelos pubianos e axilares antes dos 8 anos em meninas e 9 anos em meninos. A longo prazo, esta alteração pode evoluir para a síndrome plurimetabólica, associando-se ao hirsutismo, hipertensão arterial, Diabetes Mellitus tipo 2, obesidade e dislipidemia, o que determina um aumento do risco cardiovascular. A etiologia da adrenarca precoce ainda não está definida. Sabe-se que vários fatores intra e extra-adrenais podem estar implicados em sua gênese. Por sua ação não apenas na camada glomerular, mas também em outras camadas do córtex adrenal, a angiotensina II é um potencial fator determinante da adrenarca. A angiotensina II age através de dois receptores : receptor tipo 1 - AT1 e receptor tipo 2 - AT2. O AT1 é responsável por seus efeitos vasopressores além de promover a proliferação celular. O AT2 é encontrado principalmente na adrenal fetal, sendo relacionado à apoptose da mesma, bem como ao antagonismo funcional do AT2 sobre o AT1. Considerando que ambos os receptores são expressos em todas as camadas do córtex adrenal, é possível que estejam implicados na ativação adrenal prematura. Este estudo tem o objetivo de investigar se a ativação precoce da adrenal está relacionada à presença de mutações nos receptores da angiotensina II utilizando as técnicas de SSCP e sequenciamento. (AU)