Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e analise de genes / loci de leishmania major relacionados com a resistencia a dois inibidores da biossintese do ergosterol.

Processo: 02/09562-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2003 - 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Cotrim
Beneficiário:Paulo Cesar Cotrim
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leishmania  Resistência a medicamentos  Itraconazol 

Resumo

Uma forma de se conhecer os alvos moleculares de compostos com ação antiparasitária é o estudo dos mecanismos de resistência à drogas desenvolvidos pelo parasita. Técnicas de transfecção com vetores que amplificam o número de cópias do DNA estão sendo usadas no isolamento de genes que conferem resistência a drogas em Leishmania, onde populações de células transfectadas com DNA de uma genoteca são plaqueadas na presença do composto. Colônias contendo o locus que confere resistência são isoladas, o DNA do cosmídio analisado, e o gene seqüenciado. Nesta estratégia mais de 40 loci foram isolados a partir das seleções com diversos compostos. Os DNAs dos cosmídios foram transfectados e a relação com a resistência ao parasita confirmada estatisticamente. Nosso objetivo é identificar 8 loci relacionados com a resistência a Terbinafine e Itraconazol, isolados por esta metodologia. Esperamos com essa identificação entender melhor os mecanismos bioquímicos que envolvam a ação destes compostos no parasita, e propor novas abordagens terapêuticas na leishmaniose. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMIZOTTI, L. A.; YAMASHIRO-KANASHIRO, E. H.; COTRIM, PAULO C. Identification and chromosomal localization of one locus of Leishmania (L.) major related with resistance to itraconazole. Parasitology Research, v. 105, n. 2, p. 471-478, AUG 2009. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.