Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel da estrutura da trama trófica para a condição das larvas de peixes pelágicos de pequeno porte em região sob influência dos processos de intensificação e relaxamento da ressurgência costeira

Processo: 02/09674-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2003 - 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:June Ferraz Dias
Beneficiário:June Ferraz Dias
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teleostei  Peixes  Ictioplâncton  Atlântico Sul 

Resumo

Com os objetivos de (1) descrever como os mecanismos de enriquecimento causados pela intrusão da Água Central do Atlântico Sul influenciam a condição das larvas de pequenos pelágicos e, de (2) verificar a importância da estrutura trófica para a condição destas larvas, este projeto propõe estudos que associam resultados sobre condição alimentar e nutricional, taxas de crescimento e de posição trófica das larvas e/ou juvenis de teleósteos de importância econômica e ecológica. Os resultados obtidos, integrados àqueles de outros subprojetos em andamento, poderão fornecer subsídios para o entendimento dos processos que afetam a mortalidade por inanição ou fraca condição larval devido a uma dieta baseada em fitoplâncton, esclarecendo parte da trama trófica de uma região de ressurgência costeira a que um grupo de larvas pode estar sujeito. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ DIAS, J.; PETTI, M. A. V.; CORBISIER, T. N. TROPHIC POSITION AND NUTRITIONAL CONDITION OF THE ANCHOVY ENGRAULIS ANCHOITA LARVAE IN THE CABO FRIO REGION, BRAZIL. VIE ET MILIEU-LIFE AND ENVIRONMENT, v. 66, n. 3-4, p. 275-285, 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.