Busca avançada
Ano de início
Entree

Estilo e qualidade de vida na população de sessenta anos e mais do município de Botucatu, interior do estado de São Paulo

Processo: 02/09842-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2003 - 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Tania Ruiz
Beneficiário:Tania Ruiz
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos  Modo de vida  Qualidade de vida  Inquéritos demográficos  Botucatu (SP) 

Resumo

Qualidade de vida no Início de século não tem sido apenas uma expressão popular, mas tem se tornado meta de todo ser humano na busca de uma experiência harmoniosa nos seus hábitos de vida. Qualidade de vida deixou de representar apenas uma vida sem doença física, mas acima, de tudo a busca da felicidade e satisfação pessoal, em todos os aspectos da vida: no âmbito profissional, social, fisiológico, emocional e espiritual, em equilíbrio. O presente estudo se propõe a investigar o estilo e qualidade de vida da população de sessenta anos ou mais, residentes no município de Botucatu, SP. Se procederá uma amostragem estratificada segundo zonas censitárias do IBGE no censo 2000 totalizando 372 indivíduos de ambos os sexos. Optou-se por inquérito domiciliar realizado por entrevistador de campo onde serão administrados dois instrumentos: o Perfil do Estilo de Vida Individual e o Questionário Proposto por Flanagan (EQVF). Os resultados serão analisados através da descrição das variáveis estudadas e fornecerão importante informação para o planejamento de ações que visem o bem-estar e proteção da saúde desta faixa etária. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JOIA, LUCIANE CRISTINA; RUIZ, TANIA; DONALISIO, MARIA RITA. Condições associadas ao grau de satisfação com a vida entre a população de idosos. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 1, p. 131-138, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.