Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento, produção e qualidade de rúcula (Eruca sativa L.) em função do nitrogênio e da densidade de plantio

Processo: 02/10105-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2003 - 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Rumy Goto
Beneficiário:Rumy Goto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Rúcula  Cultivo protegido  Espaçamento  Nitrogênio 

Resumo

A quantidade de rúcula (Eruca sativa L.) comercializada vem sofrendo expressivo aumento nos últimos anos, com consequente demanda de informações técnicas por parte do produtor para poder aumentar sua produtividade e a qualidade do produto, oferecido ao mercado consumidor. O presente trabalho se divide em duas partes, a primeira visa estudar o crescimento, produção e qualidade de rúcula em função do nitrogênio e da densidade de plantio e a segunda, com os resultados obtidos na primeira parte, realizar-se análise de crescimento, marcha de absorção de nutrientes e obter a produção de três cultivares de rúcula, sendo as duas partes feitas em campo aberto e ambiente protegido em duas épocas do ano (verão e inverno). No primeiro experimento, os tratamentos utilizados serão doses de nitrogênio (0, 0 + adubo orgânico, 60, 110, 160, 210 e 260 kg/ha de nitrogênio) e densidades de plantio entre plantas (5, 7 e 10 cm) e no segundo serão testadas cultivares (Selvatica, Cultivada e Folha Larga) e sistemas de plantio (semeadura direta e transplante). Serão avaliadas a produção, teor de macro e micronutrientes na colheita e acúmulo de nitrato nas folhas da planta, o índice de fotossíntese, o teor de nitrogênio na solução do solo e o teor de clorofila nas plantas no primeiro experimento; no segundo experimento será realizada análise de crescimento, marcha de absorção de nutrientes, determinação da fotossíntese e da produção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIS FELIPE VILLANI PURQUERIO; LUIS ALFREDO RAUER DEMANT; RUMY GOTO; ROBERTO LYRA VILLAS BOAS. Efeito da adubação nitrogenada de cobertura e do espaçamento sobre a produção de rúcula. Horticultura Brasileira, v. 25, n. 3, p. 464-470, Set. 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.