Busca avançada
Ano de início
Entree

Termoestabilidade enzimática - dinâmica de meso e termo citrato sintases em meio aquoso

Processo: 02/10416-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de julho de 2003 - 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:João Manuel Marques Cordeiro
Beneficiário:João Manuel Marques Cordeiro
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade térmica  Simulação de dinâmica molecular 

Resumo

Pretende-se contribuir para a compreensão da estabilidade térmica de termoenzimas. Para tanto, uma região esférica de 50 A de diâmetro de citrato sintase de frango, thermoplasma acidophilum e pirococcus furiosus será "apropriadamente" hidratada e submetida a dinâmica molecular. Procurar-se-á identificar diferenças no comportamento dinâmico das enzimas, comparar a dinâmica de laços, hélices e folhas equivalentes, interação entre resíduos, e entre estes e água, formação de pontes de hidrogênio e de redes eletrostáticas, flutuações e afastamento de resíduos com respeito à posição na estrutura cristalina, etc. Os resultados obtidos serão analisados em função da enzima correspondente, e tentar-se-á correlacionar o comportamento dinâmico enzimático em termos desses resultados com a termoestabilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, JOAO M. M.; BOSSO, ANTONIO R. S. A. Monte Carlo studies of N-methylformamide-dimethyl sulfoxide mixtures. JOURNAL OF MOLECULAR LIQUIDS, v. 154, n. 1, p. 36-40, JUL 20 2010. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.