Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da fumaca de cigarro associada a deficiencia induzida de estrogeno sobre o tecido osseo ao redor de implantes de titanio. estudo histometrico em ratos.

Processo: 02/10499-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2003 - 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Enilson Antonio Sallum
Beneficiário:Enilson Antonio Sallum
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ósseointegração  Próteses e implantes  Ovariectomia  Estrógenos  Osteoporose 

Resumo

O objetivo do presente trabalho é avaliar a influência da fumaça de cigarro associada à deficiência de estrógeno sobre o reparo ósseo em implantes de titânio em tíbias de ratos. Serão incluídos trinta ratos, fêmeas, dos quais 15 serão submetidos a exposição da fumaça de cigarro a partir do primeiro mês de vida. Todos os animais serão submetidos a ovariectomia e receberão um implante em Uma das tíbias. O regime de exposição será intermitente (3X/dia) com 10 cigarros por 10 minutos até o dia do sacrifício. Sessenta dias após a colocação dos implantes, os animais serão sacrificados e secções não descalcificadas serão obtidas para avaliação dos seguintes parâmetros: densidade óssea adjacente ao implante (DO), área do tecido ósseo dentro das roscas (AO) e extensão de contato direto osso-implante (CD). As regiões cortical e medular serão avaliadas separadamente através de uma análise estatística intergrupos utilizando o Teste de Kuskal-Wallis e o teste não paramétrico para comparações múltiplas para isolar os grupos que se diferenciam (alfa=5%). (AU)