Busca avançada
Ano de início
Entree

Arquitetura deposicional de sistemas sedimentares de agua profunda em margens passivas e ativas: comparacao para geracao de modelos de reservatorios

Processo: 02/11524-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 2003 - 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Giorgio Basilici
Beneficiário:Giorgio Basilici
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geologia regional  Petrologia sedimentar 

Resumo

Objetivo do projeto é a elaboração e comparação de dois modelos de reservatórios de sistemas deposicionais de água profunda em contexto geotectônico de margem passiva e ativa. Partindo de dados de afloramento, sedimentologia, arquitetura deposicional e icnologia serão usadas para obter modelos geométricos e deposicionais; bioestratigrafia, litoestratigrafia, petrologia e geocronologia serão usadas para a elaboração de modelos geotectônicos e paleogeográficos. Duas áreas com afloramentos de depósitos de água profunda foram escolhidas: uma de margem passiva (Formação de Portzuelo del Tontal, Pre-Cordilheira Argentina) e uma de margem ativo (Unidade de Apiúna, SC). Esperam-se os seguintes resultados: a) elaboração de um modelo de reservatórios válido para margens de tipo atlântico, b) verificação da confiabilidade dos modelos atuais, baseados especialmente sobre sistemas de margem ativa, c) determinação dos fatores de controle e diferenciação dos sistemas profundos em margem passiva e ativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BASILICI, GIORGIO; VIDAL, ALEXANDRE CAMPANE. Alternating coarse- and fine-grained sedimentation in Precambrian deep-water ramp (Apitina Formation, SE of Brazil): Tectonic and climate control or sea level variations?. Precambrian Research, v. 311, p. 211-227, JUL 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.