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Relações emergentes entre estímulos e função simbólica: implicações para o comportamento, o conhecimento e o ensino

Processo: 03/09928-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa PRONEX - Temático
Vigência: 01 de julho de 2004 - 31 de outubro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Convênio/Acordo: CNPq - Pronex
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Júlio César Coelho de Rose
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Deisy das Graças de Souza ; Maria Amelia Matos
Auxílios(s) vinculado(s):05/56502-8 - Elenice seixas hanna | Univ brasilia/unb - Brasil, AV.BR
Bolsa(s) vinculada(s):08/54997-8 - Construcao de um programa de ensino de habilidades de pre-requisito de leitura e escrita para pessoas com deficiencia mental., BP.DR
08/06254-6 - Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos, BP.DR
08/50576-8 - Emparelhamento com o modelo em abelhas (melipona quadrifasciata)., BP.DR
+ mais bolsas vinculadas 07/58819-4 - Equivalencia de estimulos e discriminacao de acordes tocados no violao., BP.IC
07/06345-9 - Reversão de equivalência de estímulos e mudança de atitude preconceituosa racial, BP.MS
07/05989-0 - Discriminações Simples Sucessivas e Discriminações Condicionais para Investigar a Formação de Classes Funcionais em Crianças, BP.MS
07/53575-0 - Investigacoes sobre exclusao na aquisicao de relacoes condicionais auditivo-visuais por criancas com desenvolvimento tipico e por pessoas com atraso na aquisicao de vocabulario., BP.PD
07/52577-9 - Programa de atividades recreativas para a aprendizagem de leitura e escrita: contextualizacao das palavras ensinadas., BP.MS
07/50992-9 - Controle de estímulos e formação de relações simbólicas em pré-escolares e indivíduos com Síndrome de Down, BP.DR
05/60678-4 - Topografias de respostas e topografias de controle de estimulos: influencias na formacao de classes equivalentes., BP.DR
06/53206-1 - Equivalencia de estimulos e aprendizagem de leitura e escrita em criancas com deficiencia mental., BP.MS
06/53205-5 - Ensino individualizado de leitura e escrita para adultos analfabetos no computador., BP.MS
06/53207-8 - Dificuldades de aprendizagem em escolas: avaliando a implementacao de um programa para ensino de leitura e escrita., BP.MS
06/55848-0 - Formacao de classes de estimulos funcionalmente equivalentes a partir do ensino de discriminacao simples em criancas., BP.IC
05/58924-7 - Topografias de controle de estímulos e condições suficientes para formação de equivalência, BP.MS
05/58589-3 - Desenvolvimento de habilidades de consciencia fonologica em criancas com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita., BP.MS
05/57708-9 - Compreensao e producao de fala em criancas com surdez pre-lingual, usuarias de implante coclear., BP.DR
05/57258-3 - Regra e criatividade no behaviorismo radical, BP.DD
05/56040-4 - Avaliacao de limar auditivo com criancas surdas prelinguais subemti das a implante coclear por meio de um procedimento operante., BP.PD
05/55083-1 - Aplicacao e avaliacao de um programa de habilidades de leitura e escrita com base em equivalencia de estimulos a criancas com sindrome de williams., BP.PD
05/53589-5 - Funcao simbolica e topografia de controle de estimulo: condicoes necessarias e suficientes para formacao e expansao de relacoes simbolicas., BP.MS
04/13001-6 - Ontogenese do controle instrucional ii: a formacao de classes na origem do seguimento de instrucoes com pseudo-palavras., BP.MS
04/13162-0 - Condicoes necessaria e suficientes para equivalencia: relacoes de controle em aparelhamento com modelo., BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Equivalência de estímulos  Aquisição do conhecimento  Leitura  Escrita 

Resumo

Uma função central da mente é o uso e manipulação de símbolos. A presente proposta apóia-se em um modelo comportamental que aborda a relação entre símbolo e referente como uma relação de equivalência, com potencial gerativo do qual emergem novas relações. A proposta compreende pesquisa articulada em torno de dois eixos. O primeiro compreende a investigação da função simbólica e seus pré-requisitos, tendo como objetivos específicos: 1) elucidar as condições necessárias e suficientes para tais relações; 2) investigar o potencial de organismos infrahumanos para exibir relações gerativas pré-simbólicas; 3) validar o modelo de equivalência por meio de estudos experimentais da aquisição da função simbólica. O segundo eixo compreende aplicações ao ensino, com os objetivos de investigar processos de generalização recombinativa na leitura e escrita e desenvolver procedimentos para ensino de leitura a crianças com dificuldades de aprendizagem, indivíduos com deficiência mental e adultos analfabetos. (AU)

Publicações científicas (7)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
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HANNA, ELENICE S.; KOHLSDORF, MARINA; QUINTEIRO, REGIANE S.; DE MELO, RAQUEL MARIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; DE ROSE, JULIO C.; MCILVANE, WILLIAM J. RECOMBINATIVE READING DERIVED FROM PSEUDOWORD INSTRUCTION IN A MINIATURE LINGUISTIC SYSTEM. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 95, n. 1, p. 21-40, JAN 2011. Citações Web of Science: 2.
WAGNER R. DA SILVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; MÁRCIA Y. T. KIMURA; JAIR LOPES JR. Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 24, n. 2, p. -, 2011.
DEBERT, PAULA; HUZIWARA, EDSON M.; FAGGIANI, ROBSON BRINO; SIMOES DE MATHIS, MARIA EUGENIA; MCILVANE, WILLIAM J. EMERGENT CONDITIONAL RELATIONS IN A GO/NO-GO PROCEDURE: FIGURE-GROUND AND STIMULUS-POSITION COMPOUND RELATIONS. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 92, n. 2, p. 233-243, SEP 2009. Citações Web of Science: 17.
JOSÉ ANTONIO BERNARDINO JÚNIOR; FABIANA REGO FREITAS; DEISY G. DE SOUZA; ELISANDRA ANDRÉ MARANHE; HELOISA HELENA MOTTA BANDINI. Aquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica. Rev. bras. educ. espec., v. 12, n. 3, p. 423-450, Dez. 2006.
BORTOLOTI, RENATO; ROSE, JÚLIO C. DE; GALVÃO, OLAVO DE FARIA. Tempo de detecção de estímulos abstratos equivalentes a expressões faciais. Temas em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 52-60, 2005.

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