Busca avançada
Ano de início
Entree

Tumor venereo transmissivel e linfoma dos caes - caracterizacao morfologica imunofenotipica, indices de proliferacao e danos no dna nas amostras cito-histologicas.

Resumo

O trabalho visa estabelecer no tumor venéreo transmissível (TVT) e no linfoma as características citomorfológica, índice proliferativo e de danos no DNA, por serem as neoplasias de extrema relevância para a espécie, tanto no contexto acadêmico-científico como na propedêutica diagnóstica. Em vista disso, serão triados do Hospital Veterinário da Unesp de Botucatu, 60 e 40 cães com TVT e linfoma, respectivamente, sem predileção por raça, sexo e idade. Após suspeita dessas neoplasias ao exame físico realizado no ambulatório, o exame citológico da lesão será realizado para a confirmação. Preenchido o critério básico de inclusão proceder-se-á à anamnese e a propedêutica incluindo coletas para determinar à morfologia pelo Giemsa, Shorr e marcadores imunoistoquímicos; indicadores de proliferação, pelo CEC, AgNORs e Ki-67; resistência multidroga pela glicoproteína-P e danos no DNA pelo teste do cometa e micronúcleo. Os dados serão analisados pelo qui-quadrado e/ou ANOVA e comparação de médias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANTZEN GASPAR, LUIS FERNANDO; FERREIRA, ISABELLE; COLODEL, MARCIA MOLETA; SEULLNER BRANDAO, CLAUDIA VALERIA; ROCHA, NOEME SOUSA. Spontaneous canine transmissible venereal tumor: cell morphology and influence on P-glycoprotein expression. TURKISH JOURNAL OF VETERINARY & ANIMAL SCIENCES, v. 34, n. 5, p. 447-454, 2010. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.