Busca avançada
Ano de início
Entree

Amido de amaranto: estudo da propriedades reologicas e termofisicas, caracteristicas estruturais e fisioquimicas de amido e de seus produtos (geis, coberturas e biofilmes).

Processo: 02/12137-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2003 - 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Florência Cecília Menegalli
Beneficiário:Florência Cecília Menegalli
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Reologia  Amaranto  Amido  Biofilmes 

Resumo

Caracterizar o comportamento reológico do amido de amaranto para espécie Amaranthus Cruentus, cultivado no Brasil, além de propriedades físicas e térmicas. Estudo de interação do amido com sais e sacarídeos, proteínas e lipídeos através do comportamento reológico e de análisis diferencial de varredura. Caracterização dos géis de amido e de sua misturas (determinação dos espectros mecânicos por relogia oscilatória).Estudo da cinética de gelatinização e retrodegradação. Avaliação do potencial de uso do amido de amaranto para produção de filmes biodegradáveis, de amido puro e de misturas de este com proteínas (amaranto e gelatina). Otimização das formulações através de planejamento experimental: 1) Obtenção e formulação dos biofilmes e coberturas 2) estudo da influencia concentração e da composição da solução filmogênica 3) Caracterização dos biofilmes: determinação das propriedades de barreira (H2O, CO2,O2), ópticas, microestrutura, e propriedades mecânicas(ensaios de ruptura por tração e perfuração, etc.) (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Proteção vegetal