Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma tecnologia alternativa de avaliação da biodegradação de PCL, acetato de celulose e suas misturas

Processo: 02/13202-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2003 - 31 de outubro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Maria Regina Calil
Beneficiário:Maria Regina Calil
Instituição-sede: Unidade Acadêmica Área de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade São Francisco (USF). Campus Itatiba. Itatiba , SP, Brasil
Assunto(s):Lipase  Acetato de celulose 

Resumo

Apesar da crescente demanda dos materiais plásticos biodegradáveisl, poucos são os trabalhos envolvidos com o estudo dos mecanismos de biodegradação. Dentro desse contexto, este trabalho tem visa avaliar a biodegradação, dos polímeros poli-(e-caprolactona) (PCL) e Acetato de Celulose (AC), assim coma suas misturas com diferentes composições, em massa, quando submetidos a diferentes microrganismos, em um sistema digestor. Este sistema, até o momento, tem sido utilizado para ensaios com solo compostado sendo que, neste trabalho, propomos uma inovação do método. Paralelamente, será avaliado a biodegradação dos polímeros submetidos a enzimas proteinase K e lipase e compostagem de solo, visando buscar alternativas que aumentem a biodegradação e uma melhor compreensão dos mecanismos que ocorrem na biodegradação dos plásticos biodegradáveis PCL e Acetato de celulose. A morfologia dos materiais, quando em filmes, submetidos aos tratamentos com enzimas ou microorganismos, será avaliada por meio de microscopia óptica ou microscopia eletrônica de (...) (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSA‚ DS; LOPES‚ DR; CALIL‚ MR. Thermal properties and enzymatic degradation of blends of poly ($\varepsilon$-caprolactone) with starches. Polymer Testing, v. 24, n. 6, p. 756-761, 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.