Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificações na reatividade vascular a fenilefrina e na atividade e expressão de Na+K+ATPase em artérias de ratos normotensos e espontaneamente hipertensos submetidos ao tratamento crônico com ouabaína: modulação endotelial

Resumo

Este projeto visa estudar os mecanismos vasculares pelos quais o tratamento crônico com ouabaína, um digitálico endógeno produzido principalmente pelo córtex da supra-renal, está associado a alterações na pressão arterial em ratos normotensos e espontaneamente hipertensos (SHR). Mais especificamente estudaremos três níveis de respostas: 1) o efeito da administração crônica de ouabaína ou placebo na pressão arterial dos animais normotensos e SHR; 2) a resposta contrátil induzida por um agonista alfa 1-adrenérgico (fenilefrina) nas artérias destes animais, assim como a modulação endotelial existente sobre esta resposta; e 3) a atividade e expressão da Na+K+-ATPase nas artérias estudadas, assim como a modulação do endotélio sobre este parâmetro. Estes estudos também visam fazer uma comparação de três tipos de artérias: anéis de aorta e mesentérica superior (artérias de condutância), anéis da extremidade proximal da artéria caudal (vaso de transição) e o leito vascular caudal perfundido (leito de resistência). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIRARDI, ADRIANA CASTELLO COSTA; FUKUDA, LÍVIA EMY; ROSSONI, LUCIANA VENTURINI; MALNIC, GERHARD; REBOUÇAS, NANCY AMARAL. Dipeptidyl peptidase IV inhibition downregulates Na+-H+ exchanger NHE3 in rat renal proximal tubule. American Journal of Physiology : Renal Physiology, v. 294, n. 2, p. F414-F422, Feb. 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.