Busca avançada
Ano de início
Entree

Incompatibilidade somática em Rhizoctonia solani GA-1 IA da soja

Resumo

O grupo de anastomose 1 IA (AG-1 IA) do fungo Rhizoctonia solani é um dos patógenos mais importantes afetando a cultura da soja no Brasil, causando a mela ou queima foliar. Esta doença esta associada com a fase perfeita de R. solani GA-1 IA, o basidiomiceto Thanatephorus cucumeris. Neste estudo, baseando em conhecimento prévio sobre a biologia de R. solani GA-1 IA, será testada a hipótese de que ocorre incompatibilidade somática em populações de T. cucumeris da soja. Para este estudo, uma amostra de isolados de soja obtida no Brasil será pareada em todas as combinações possíveis em meio de BDA mais carvão ativado e examinada quanto às interações somáticas resultantes. Prováveis clones serão identificados quando dois ou mais isolados forem somaticamente compatíveis. Este estudo estabelecerá os fundamentos iniciais para o exame da estrutura genética de populações de R. solani AG-1 IA. Evidências de estrutura clonal serão investigadas, em futuros experimento, determinando se isolados somaticamente compatíveis compartilharem o mesmo padrão fenotípico de AFLP. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA DA SILVA DE CAMPOS; PAULO CEZAR CERESINI. Incompatibilidade somática em Rhizoctonia solani AG-1 IA da soja. Summa Phytopathologica, v. 32, n. 3, p. 247-254, Set. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.