Busca avançada
Ano de início
Entree

Osteogenese em cultura de celulas medula ossea humana diferenciadas em osteoblastos na presenca de tak-778 ou de diferentes biomateriais.

Processo: 03/00253-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de novembro de 2003 - 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Adalberto Luiz Rosa
Beneficiário:Adalberto Luiz Rosa
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura de células 

Resumo

O fenômeno da osteogênese pode ser influenciado por diversas variáveis que afetam as respostas celulares. Atualmente, um fator que tem sido investigado é a utilização de moléculas que possam estimular a neoformação óssea. O TAK-778, um composto derivado do ipriflavone, tem demonstrado acentuado potencial osteogênico em estudos in vitro e in vivo. No entanto, até o presente momento, não foi investigado o mecanismo de ação pelo qual o TAK-778 exerce seus efeitos sobre a osteogênese. O TAK-778 é um derivado do ipriflavone, um isoflavone que exerce seus efeitos sobre células ósseas via receptores de estrógeno. Portanto, o objetivo do presente estudo é investigar se o efeito osteogênico do TAK-778 sobre células de medula óssea humana se dá, ao menos em parte, via receptores de estrógeno. Para isso, células de medula óssea humana serão cultivadas na presença de TAK-778 e de antagonistas seletivos e não-seletivos para receptores de estrógeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)