Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao anatomofisiologica do sistema genital de femeas bubalinas (bubalus bubalis), e suas implicacoes em multipla ovulacao e transferencia de embrioes.

Processo: 03/00798-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2003 - 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Pietro Sampaio Baruselli
Beneficiário:Pietro Sampaio Baruselli
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bovinos  Búfalos  Superovulação  Oócitos 

Resumo

Para aferir as prováveis causas da baixa taxa de recuperação de estruturas embrionárias em fêmeas bubalinas superovuladas serão realizados 5 experimentos: Exp. 1: Morfometria comparativa dos sistemas genitais de fêmeas bovinas e bubalinas em fase pós ovulatória; Exp. 2: Movimento ciliar de células epiteliais de oviduto bovino e bubalino submetidos a diferentes concentrações hormonais; Exp. 3: Transporte de oócitos pelos ovidutos bovino e bubalino submetidos a diferentes concentrações hormonais; Exp. 4: Transporte de oócitos no trato genital de fêmeas bovinas e bubalinas com ovulações únicas e múltiplas; Exp. 5: Efeito da rBST na taxa de recuperação de oócitos em búfalas superovuladas. Supõe-se que as fêmeas bubalinas superovuladas apresentem alguma diferenciação na anatomia do sistema genital que possa comprometer a utilização da MOET; além disso, as alterações hormonais verificadas durante o tratamento superovulatório podem afetar os movimentos ciliares das células da endosalpinge e o transporte de oócitos nessa espécie. (AU)