Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfis plasmaticos de melatonina e prolactina e suas relacoes com a atividade ciclica reprodutiva em ovelhas lanadas e deslanadas criadas no estado de sao paulo.

Processo: 03/00876-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2003 - 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Lia de Alencar Coelho
Beneficiário:Lia de Alencar Coelho
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Ovinos  Estro animal  Progesterona  Melatonina  Prolactina  Fotoperíodo 

Resumo

O projeto visa estudar o perfil anual da secreção plasmática de prolactina e o perfil diário, nas quatro estações do ano, da secreção plasmática de prolactina e de melatonina e suas relações com a atividade cíclica reprodutiva em ovelhas lanadas e deslanadas criadas no Estado de São Paulo. O experimento será realizado utilizando 21 fêmeas adultas (11 Romney Marsh e 10 Santa Inês) e as colheitas das amostras de sangue para determinação das dosagens hormonais pelo método de radioimunoensaio serão realizadas uma vez por semana para determinação dos perfis anuais das concentrações plasmáticas de prolactina e progesterona (verificar a atividade cíclica reprodutiva). Para determinação dos perfis diários das concentrações plasmáticas de prolactina, melatonina e progesterona e a cada duas horas, durante 24 horas em quatro períodos do ano: primavera (21/09), verão (21/12), outono (21/03) e inverno (21/06). O projeto terá duração de 20 meses e será desenvolvido no Laboratório Experimental do Departamento de Ciências Básicas da FZEA/USP, Campus de Pirassununqa-SP. (AU)