Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do sistema serotoninergico do nucleo basolateral da amigdala na modulacao do comportamento defensivo de imobilidade tonica em cobaias.

Resumo

O comportamento de imobilidade tônica (IT) é considerado uma resposta de defesa intimamente relacionada com a expressão do medo inato. Vários experimentos demonstraram que a estimulação colinérgica pode promover aumento ou decréscimo desse comportamento defensivo dependendo do substrato neural ativado. Com relação ao núcleo basolateral da amígdala (BLA), esta estrutura têm sido implicada, em uma grande variedade de funções comportamentais, tais como medo, agressão, aprendizagem e memória. Relacionando a transmissão serotoninérgica na amígdala durante as respostas emocionais, em experimentos realizados em ratos, durante situações de estresse há aumento extracelular de 5-HT, principalmente no BLA. Em adição, a administração de 5-HT no BLA promoveu efeitos anxiogênicos avaliados pelos testes de interação social. Este projeto tem como objetivo avaliar o envolvimento do sistema serotoninérgico do núcleo basolateral da amígdala na modulação da resposta comportamental defensiva de imobilidade tônica em cobaias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE-PANISSI‚ C.R.A.; FERRARESE‚ A.A.; TERZIAN‚ A.L.B.; MENESCAL-DE-OLIVEIRA‚ L. Serotoninergic activation of the basolateral amygdala and modulation of tonic immobility in guinea pig. Brain Research Bulletin, v. 69, n. 4, p. 356-364, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.