Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica do biofilme dental formado na presença e ausência de sacarose in situ

Processo: 03/01536-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2004 - 31 de julho de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Jaime Aparecido Cury
Beneficiário:Jaime Aparecido Cury
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas  Cálcio  Sacarose 

Resumo

A cariogenicidade da sacarose está ligada a alterações provocadas na matriz da placa dental formada quando da composição a este carboidrato. A maior parte do conhecimento está limitado ao papel dos polissacarídeos (PI), entretanto, recentemente foi demonstrado que a concentração inorgânica de cálcio, fósforo e flúor na matriz da placa é menor quando da exposição a sacarose. Estes íons são importantes com relação ao desenvolvimento ou não de cárie e a razão desta menor concentração inorgânica é desconhecida. A ausência de proteínas ligadoras de Ca na placa formada na presença de sacarose, é uma das hipóteses formuladas para explicar tal fato. Assim, o objetivo desse trabalho será avaliar se a diferença na composição da matriz da placa dental formada na presença de sacarose está relacionada a proteínas com afinidade por Ca. Voluntários utilizarão dispositivo palatino contendo seis blocos de esmalte humano hígidos, nos quais será gotejado água ou sacarose a 20% 8x/dia. Após 14 dias, a placa será coletada e realizada a análise proteômica e de concentrações de F, Ca, P e PI. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEME, A. F. PAES; BELLATO, C. M.; BEDI, G.; CURY, A. A. DEL BEL; KOO, H.; CURY, J. A. Effects of Sucrose on the Extracellular Matrix of Plaque-Like Biofilm Formed in vivo, Studied by Proteomic Analysis. Caries Research, v. 42, n. 6, p. 435-443, 2008. Citações Web of Science: 25.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

BANDAGEM ADESIVA PARA OBTENÇÃO DE AMOSTRA DE TECIDO MINERALIZADO, PROCESSO DE PREPARO DA MESMA E PROCESSO DE AMOSTRAGEM DE TECIDO MINERALIZADO PI0902967-2 - Universidade de São Paulo (USP) ; Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Jaime Aparecido Cury; Raquel Fernanda Gerlach; Glauce Regina Costa de Almeida; Carolina de Souza Guerra - 26 de agosto de 2009