Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática da tribo Torneutini Thomson, 1860 (Coleoptera, Cerambycidae, Cerambycinae, Trachyderoinia)

Processo: 03/03477-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2003 - 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Ubirajara Ribeiro Martins de Souza
Beneficiário:Ubirajara Ribeiro Martins de Souza
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemática  Análise cladística  Biogeografia  Coleoptera  Cerambycidae 

Resumo

O estudo visa ampliar o conhecimento sistemático da tribo Torneutini. A realização deste estudo é importante e básico para profissionais das áreas florestal, frutícola e agrícola já que várias espécies, dos gêneros Coccoderus, Praxithea e Diploschema, apresentam importância econômica. O projeto de trabalho divide-se em duas partes: 1) Sistemática da Tribo Torneutini que visa redescrever a tribo, gêneros e espécies, fornecer chaves de identificação para os gêneros e espécies e realizar análises, cladística e biogeográfica, das espécies dos gêneros Coccoderus, Diploschema e Praxithea, que pertencem a tribo Torneutini; 2) Curadoria da coleção de Cerambycidae do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, objetivando exercer atividades rotineiras de curadoria. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCELA L. MONNÉ. Revisão do gênero Diploschema Thomson (Coleoptera, Cerambycidae, Cerambycinae, Trachyderoinia). Revista Brasileira de Zoologia, v. 24, n. 2, p. 397-409, Jun. 2007.
MARCELA L. MONNÉ. Revisão, análise cladística e biogeografia de Coccoderus Buquet (Coleoptera, Cerambycidae). Revista Brasileira de Entomologia, v. 49, n. 3, p. 369-391, Set. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.