Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa do número de neurônios ganglionares principais do complexo ganglionar mesentérico caudal em cães domésticos nas diferentes fases do desenvolvimento. Qual o papel da idade no número e na mensuração dos neurônios ganglionares principais?

Processo: 03/03731-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de agosto de 2003 - 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Romeu Rodrigues de Souza
Beneficiário:Romeu Rodrigues de Souza
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cães  Mesentério  Neurônios 

Resumo

O complexo ganglionar mesentérico caudal, responsável pela inervação do intestino grosso, esfíncter anal interno e parcialmente do aparelho urogenital, constitui-se como um verdadeiro centro integratório na convergência de impulsos provenientes do trato gastrointestinal. Os estudos morfométrico e quantitativo dos neurônios ganglionares principais relacionados as diferentes fases do desenvolvimento são úteis para o esclarecimento da fisiologia a integratória deste complexo ganglionar com os órgãos alvos. No entanto, nenhum trabalho até a presente data fornece estas informações em grandes mamíferos. Estes dados são de extrema importância para o entendimento de algumas patologias, como por exemplo as que afetam a mobilidade intestinal. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo descrever a ultraestrutura geral do complexo ganglionar mesentérico caudal, quantificar o número de neurônios ganglionares principais e analisá-los morfometricamente (perímetro, área, volume, maior e menor eixo do neurônio). Para este estudo, serão utilizados 15 gânglios provenientes de cães domésticos. A ultraestrutura ganglionar verificada através do estudo da microscopia eletrônica de transmissão, onde cortes ultra-finos (70-90 nanômetros) no gânglio será realizados. O estudo morfométrico será realizado através da análise dos neurônios ganglionares principais ampliados, e a quantificação neuronal será conseguida através do estudo estereológico utilizando o método disector. (AU)