Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência dos hormônios tiroideanos nos níveis cardíacos de angiotensina II, na expressão (RNAm e proteína) e distribuição de seus receptores (AT1 e AT2) no coração e in vitro, utilizando culturas

Processo: 03/04638-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2004 - 31 de maio de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Beneficiário:Maria Luiza de Morais Barreto de Chaves
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sistema renina-angiotensina  Angiotensina II  Hormônios tireóideos  Expressão de proteínas  RNA mensageiro  Miócitos cardíacos 

Resumo

O Sistema Renina Angiotensina (SRA) corresponde a um complexo sistema hormonal relacionado com o controle da pressão arterial e homeostasia hidroeletrolitica do organismo. A utilização de métodos bioquímicos aliados a modernas técnicas de biologia molecular permitiu evidenciar a existência dos vários componentes deste sistema em tecidos periféricos, como, por exemplo, no coração, rins e aorta. O vaso peptídeo Angiotensina II é um octapeptídeo formado a partir da Angiotensina I, através da ação da Enzima Conversora de Angiotensina I (ECA). Este componente é diretamente responsável pela manutenção das funções fisiológicas do SRA. Dados da literatura e os recentemente obtidos em nosso laboratório mostraram haver uma associação bastante importante entre este sistema e o desenvolvimento da hipertrofia cardíaca induzida pelo hormônio tiroideano. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar, em ratos Wistar, a ação dos hormônios tiroideanos nos níveis sérios de Angiotensina II; além de avaliar a distribuição (por imunocitoquímica) e a expressão dos receptores AT1 e AT2 (por Western-Blotting), bem como os níveis de expressão de mRNA para os receptores (por RT-PCR) no tecido cardíaco e em culturas primárias de cardiomiócitos, submetidas ao tratamento com T3. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARNEIRO-RAMOS, M. S.; DINIZ, G. P.; NADU, A. P.; ALMEIDA, J.; VIEIRA, R. L. P.; SANTOS, R. A. S.; BARRETO-CHAVES, M. L. M. Blockage of Angiotensin II type 2 receptor prevents thyroxine-mediated cardiac hypertrophy by blocking Akt activation. BASIC RESEARCH IN CARDIOLOGY, v. 105, n. 3, p. 325-335, MAY 2010. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.