Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genotípica e fenotípica de recombinantes do vírus da imunodeficiência (HIV-1) em amostras do município de Santos/SP

Processo: 03/05184-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2003 - 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ricardo Sobhie Diaz
Beneficiário:Ricardo Sobhie Diaz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1  Recombinação 

Resumo

O Estado de São Paulo é considerado um dos epicentros da epidemia de AIDS no Brasil, reportando 47% dos casos. O Município de Santos possuí um dos maiores portos da América Latina e devido as rotas de comércio internacional atua como introdutor e difusor do HIV no sudeste brasileiro. No Brasil já foram identificados três subtipos do HIV-1: B, C e F sendo que o subtipo B é o de maior prevalência. Quando se tem mais de um subtipo viral estabelecido numa população, como é o caso da brasileira, podem ocorrer eventos de recombinação entre estes vírus previamente identificados. Os recombinantes que se disseminam o suficiente para estabelecer novos focos epidêmicos são designados de Formas Recombinantes Circulantes (CRFs). No presente projeto serão analisadas amostras de HIV-1 estocadas no Laboratório de Retrovirologia da UNIFESP provenientes do Centro de Testagem e Aconselhamento de Santos (SP) coletadas para o Projeto Temático da FAPESP n 1998/14381-4. Pretendemos analisar as formas recombinantes do HIV-1 no Município de Santos pela análise do genoma completo viral e estudar a dinâmica de replicação viral das formas recombinantes e dos parentais por ensaios "in vitro". Este projeto joga luz em tendências evolutivas que possam estar ocorrendo na epidemia do HIV, sinalizando que determinadas variantes do HIV-1, incluindo Formas Recombinantes Circulantes (CRFs), podem estar prevalecendo na epidemia. Visamos oferecer dados que permitam o direcionamento das medidas de detecção e intervenção sobre as formas virais que estejam prevalecendo na população estudada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SA FILHO, DERCY JOSÉ DE; SANABANI, SABRI; DIAZ, RICARDO SOBHIE; MUNERATO, PATRÍCIA; BRUNSTEIN, ADRIANA; FUSUMA, ERIKA; SABINO, ESTER CERDEIRA; JANINI, LUIZ MARIO. Analysis of Full-Length Human Immunodeficiency Virus Type 1 Genome Reveals a Variable Spectrum of Subtypes B and F Recombinants in São Paulo, Brazil. AIDS Research and Human Retroviruses, v. 21, n. 2, p. 145-151, Feb. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.