Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil audiologico e nutricional da populacao infantil kaiowa/guarani da reserva indigena de caarapo, mato groso do sul, brasil.

Processo: 03/05283-9
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2003 - 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Luana Carandina
Beneficiário:Luana Carandina
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde de populações indígenas  Saúde pública  Estado nutricional 

Resumo

Este estudo será realizado em comunidade indígena Kaiowá/Guarani da Reserva Indígena de Caarapó do Estado de Mato Grosso do Sul, tendo como objetivo avaliar a audição e o estado nutricional da população infantil indígena, traçando um paralelo entre as características das crianças e as características socioeconômicas e demográficas. Será realizada uma investigação epidemiológica descritiva a partir dos dados do Distrito Sanitário Especial Indígena, indicando a prevalência do estado nutricional infantil de 0 a 59 meses. Serão sorteadas 91 crianças eutróficas e 47 desnutridas, totalizando uma amostra casual simples de 138 crianças. As crianças serão submetidas a exame anrofopométrico e audiológico e serão colhidas informações junto as respectivas famílias, através de questionário especificamente elaborado, durante a visita domiciliar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA PALÓPOLI PÍCOLI; LUANA CARANDINA; DULCE LOPES BARBOSA RIBAS. Hypoacousis prevalence in Kaiowá and Guarani indigenous children. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 6, n. 2, p. -, Jun. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.