Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica em tumores do estômago e do esôfago: da biologia ao diagnóstico

Processo: 06/03227-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de janeiro de 2008 - 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luiz Fernando Lima Reis
Beneficiário:Luiz Fernando Lima Reis
Instituição-sede: Hospital Sírio-Libanês. Sociedade Beneficente de Senhoras (SBSHSL). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores principais:Eduardo Jordao Neves
Pesq. associados: Adriane Graicer Pelosof ; Alex Fiorini de Carvalho ; Ana Carolina Quirino Simoes ; Ana Margarida Miguel Ferreira Nogueira ; Cássio Cortez dos Santos ; Claudia Zitron Sztokfisz ; Dirce Maria Carraro ; Edaise Maria da Silva ; Eduardo Jordao Neves ; Elier Broche Cristo ; Fernando Augusto Soares ; Gustavo Henrique Esteves ; Letícia Koch Lerner ; Luciana Inácia Gomes ; Roberto Hirata Junior ; Sarah Martins Marques ; Tatiana Munhoz ; Yukie Sato Kuwabara
Bolsa(s) vinculada(s):08/10011-1 - Modelagem de vias de sinalização em pesquisa sobre câncer, BP.DD
Assunto(s):Substâncias macromoleculares  Transdução de sinais  Fatores de necrose tumoral  Metástase neoplásica  Expressão gênica  Interferons  Citocinas  Carcinoma  Estômago  Esôfago 

Resumo

Os tumores da porção superior do trato digestivo (esôfago e estômago) representam um importante desafio na pesquisa sobre o câncer. A grande maioria dos pacientes é diagnosticada tardiamente e, por conseqüência, com prognóstico bastante limitado. Enquanto os adenocarcinomas de estômago representam a segunda maior cause de morte relacionada ao câncer, os adenocarcinomas do esôfago apresentam a maior taxa de crescimento percentual nos Estados Unidos e Europa, assim como nas populações de maior renda no hemisfério sul. Os adenocarcinomas do estômago e do esôfago estão freqüentemente associados a processos inflamatórios da mucosa normal. Esse processo inflamatório crônico leva à substituição da mucosa normal por um tecido colunar do tipo intestinal, denominado metaplasia intestinal do estômago e que, no esôfago, recebe a denominação de mucosa de Barrett. Essas duas patologias não devem ser consideradas doenças pré-malignas, uma vez que a taxa de transformação em adenocarcinomas é reduzida, mas representam o fator de risco mais importante para os adenocarcinomas dos dois órgãos. Usando a metodologia de microarranjos de DNA, estudamos as características moleculares de amostras de tecido representando mucosa normal, metaplasia intestinal e adenocarcinomas desses dois órgãos. Com base nestes dados, aplicamos ferramentas matemáticas e estatísticas para identificar assinaturas moleculares capazes de classificar precisamente as amostras. Também, foi possível definir um conjunto de alterações em vias metabólicas relacionadas aos processos inflamatórios e de metabolismo de glicerolípedes que poderão contribuir para o entendimento da origem e dos processos moleculares envolvidos na transformação maligna. Neste projeto, pretendemos criar uma rede de instituições e pesquisadores com tradição de pesquisa em tumores de estomago e esôfago que permitirá acesso a um número maior de amostras com dados clínicos e epidemiológicos associados. Com essas amostras, pretendemos estabelecer uma infra-estrutura de pesquisa que nos permitirá validar, em amostras independentes, os dados já obtidos, além de permitir uma nova analise de alterações moleculares, através da utilização de novas ferramentas matemáticas. Mais importante este projeto terá como produto final a criação de banco de amostras nas instituições participantes ao mesmo tempo em que disseminará metodologias de analise de RNA, DNA e proteína em larga escala. Com isso, as instituições participantes poderão seguir linhas de pesquisas independentes, com impacto positivo na disseminação do conhecimento e produção científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
Convivendo com o câncer 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, ADELE H.; PAVAN SOLER, JULIA MARIA; HIRATA JR, ROBERTO. Variance-Preserving Estimation of Intensity Values Obtained From Omics Experiments. FRONTIERS IN GENETICS, v. 10, SEP 20 2019. Citações Web of Science: 0.
FERNANDEZ, ROBERTO; FONTES, LUIZ R.; NEVES, E. JORDAO. Density-Profile Processes Describing Biological Signaling Networks: Almost Sure Convergence to Deterministic Trajectories. Journal of Statistical Physics, v. 136, n. 5, p. 875-901, SEP 2009. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.