Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia, desenvolvimento ontogenético e composição química da secreção de glândulas exócrinas de Scaptotrigona postica (Hymenoptera, Apidae, Meliponini, Trigonina)

Resumo

O projeto envolve basicamente o estudo de três glândulas exócrinas: mandibulares, tegumentares do abdômen e as de Dufour. Estas glândulas são fortes candidatas à produção de substâncias importantes na comunicação intra-colonial, responsáveis pela integração e homeostase social. Estão sendo apresentados planos de estudo independentes para cada um dos tipos de glândulas, os quais abrangem desde estudos anatômicos - histológicos, até estudos ultra-estruturais, citoquímicos e cromatográficos da secreção. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POIANI, SILVANA B.; CRUZ-LANDIM, CARMINDA DA. Histologia e ultra-estrutura do vaso dorsal de Scaptotrigona postica (Hymenoptera, Apidae) em operárias e rainhas de diferentes idades. IHERINGIA SERIE ZOOLOGIA, v. 96, n. 1, p. 121-126, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.