Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica e estabilidade da matéria orgânica em áreas com potencial para sequestro de carbono no solo

Resumo

Em todo o mundo, soluções viáveis científica e economicamente têm sido estudadas com o intuito de reduzir a emissão para a atmosfera dos gases CO2, CH4 e N2O, responsáveis pelo efeito estufa. Dentre elas, tem se destacado o sequestro de carbono (C) pelo solo, para o qual o Brasil apresenta um grande potencial, devido a sua extensão territorial e aptidão agrícola/florestal. O reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas, com o uso de espécies promissoras de gramíneas ou leguminosas, são previstos pelo protocolo de Kyoto como alternativas capazes de aumentar substancialmente o sequestro de C. Outras práticas de destaque são a rotação de culturas (gramíneo-leguminosa) e o sistema de plantio direto, as quais vêm tendo sua utilização expandida no país e propiciado maiores adições de matéria orgânica ao solo em relação ao sistema convencional. No entanto, a partir da utilização dessas alternativas, faz-se necessário um melhor entendimento sobre a dinâmica (adições e perdas de C) e a estabilidade (tempo de sequestro do C) da matéria orgânica nos solos brasileiros, bem como sob diferentes vegetação/ cultura e sistemas de manejo, garantindo ao mesmo tempo a sustentabilidade da produção e o sequestro de C. O presente projeto de pesquisa vem ao encontro dessa necessidade, objetivando a melhor compreensão do comportamento da matéria orgânica em áreas com potencial para sequestro de C, pela avaliação dos estoques deste no solo e do emprego de técnicas de fracionamento seguidas por técnicas espectroscópicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VAZ JR, SILVIO; LOPES, WILSON TADEU; MARTIN-NETO, LADISLAU. Study of molecular interactions between humic acid from Brazilian soil and the antibiotic oxytetracycline. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY & INNOVATION, v. 4, p. 260-267, OCT 2015. Citações Web of Science: 9.
SEGNINI, ALINE; NUNES CARVALHO, JOAO LUIS; BOLONHEZI, DENIZART; BASTOS PEREIRA MILORI, DEBORA MARCONDES; LOPES DA SILVA, WILSON TADEU; SIMOES, MARCELO LUIZ; CANTARELLA, HEITOR; DE MARIA, ISABELLA C.; MARTIN-NETO, LADISLAU. Carbon stock and humification index of organic matter affected by sugarcane straw and soil management. Scientia Agricola, v. 70, n. 5, p. 321-326, Out. 2013. Citações Web of Science: 20.
GARBIN‚ J.R.; MILORI‚ D.M.B.P.; SIMÕES‚ M.L.; DA SILVA‚ W.T.L.; NETO‚ L.M. Influence of humic substances on the photolysis of aqueous pesticide residues. Chemosphere, v. 66, n. 9, p. 1692-1698, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.