Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao das caracteristicas e da eficacia da resposta imune induzida pela vacina genica para tuberculose em camundongos neonatos.

Resumo

O aumento do número de casos de tuberculose (TB) e o aparecimento de cepas de Mycobacterium tuberculosis resistentes a múltiplas drogas fez ressurgir o desafio na busca de novas medidas profiláticas e terapêuticas para o seu controle. O grupo de pesquisa do professor Célio Lopes Silva vem desenvolvendo projetos visando a descoberta de uma nova vacina contra a TB. Os resultados obtidos mostraram que a vacina gênica desenvolvida pelo grupo (hsp65 do Mycobacterium (M.) leprae) não só tem atividade preventiva contra o estabelecimento da TB experimental em camundongos adultos. Apesar destes resultados bastante promissores, muitos aspectos relacionados ao uso de vacinas gênicas precisam ainda ser investigados. No caso específico da tuberculose, esta vacina teria que ser administrada em crianças recém-nascidas cujo sistema imune tem características um pouco distintas do sistema imune do adulto. Além dos objetivos relacionados com a caracterização da resposta imune induzida pela vacina gênica (DNAhsp65 de M. leprae) e sua capacidade protetora no neonato, este projeto também se propõe a investigar dois tópicos adicionais que consideramos extremamente importantes. O primeiro se refere às características da resposta imune e efeito protetor induzidos pela estratégia BCG na fase neonatal seguida da vacina gênica na fase adulta. O segundo se refere à investigação da distribuição tecidual e possível integração do DNA vacinal no genoma do hospedeiro. Em função da maior proliferação celular no neonato é possível que estes fenômenos sejam distintos em tecidos de animais adultos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PELIZON, A. C.; MARTINS, D. R.; ZORZELLA-PEZAVENTO, S. F. G.; SEGER, J.; JUSTULIN, JR., L. A.; DA FONSECA, D. M.; SANTOS, JR., R. R.; MASSON, A. P.; SILVA, C. L.; SARTORI, A. Neonatal BCG Immunization Followed by DNAhsp65 Boosters: Highly Immunogenic but not Protective Against Tuberculosis - a Paradoxical Effect of the Vector?. Scandinavian Journal of Immunology, v. 71, n. 2, p. 63-69, FEB 2010. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.