Busca avançada
Ano de início
Entree

Variações temporais na dinâmica do ferro e enxofre e seu papel na gênese e geoquímica dos solos de mangue do Rio Ipaneminha (Ilha do Cardoso - SP)

Processo: 03/06780-6
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de setembro de 2003 - 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Pablo Vidal Torrado
Beneficiário:Pablo Vidal Torrado
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Enxofre  Geoquímica  Ferro 

Resumo

Este projeto resulta das indagações surgidas no transcorrer do Auxílio Pesquisa FAPESP 01/2976-8 que procurou dar início aos estudos sobre solos de mangue no Estado de São Paulo. Com o escopo geral de esclarecer algumas dessas indagações este plano de pesquisa apresenta os seguintes objetivos específicos: (a) estudar os efeitos das variações físico-químicos do meio sobre as condições geoquímicas dos solos de diferentes compartimentos fisiográficos do manguezal do rio Ipaneminha; (b) determinar quais minerais e espécies de ferro e enxofre predominam no solo nas diferentes estações do ano e sob quais condições geoquímicas, para deste modo predizer as condições necessárias a sua estabilidade e formação; (c) lançar mão de ferramentas estatísticas para se avaliar o efeito da variabilidade sazonal sobre o ambiente de alteração geoquímico de cada compartimento fisiográfico do manguezal; (d) aprofundar os conhecimentos sobre a gênese dos solos de mangue. Outro objetivo adicional deste projeto será a criação de uma página na internet, conforme sugerido no parecer da assessoria sobre o aditivo do auxílio n° 01/2976-8, para facilitar a divulgação do que vem sendo realizado e, deste modo, também permitir o estabelecimento de novas parcerias nesta linha de pesquisa com pesquisadores de outras regiões. (AU)