Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção secundária de carcinofauna e malacofauna macrobentônicas da zona entre-marés da Praia do Una, litoral Sul do estado de São Paulo

Processo: 03/07089-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2004 - 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Thais Navajas Corbisier
Beneficiário:Thais Navajas Corbisier
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica de populações  Produção secundária  São Paulo 

Resumo

A produção secundária e a taxa de renovação podem subsidiar o entendimento de importantes questões ecológicas como a transferência de energia dentro de comunidades, o manejo racional de recursos aquáticos e o monitoramento de comunidades bentônicas. Até o momento, entretanto, não existem informações relativas à produção secundária da macrofauna de praias arenosas no litoral sul de São Paulo tendo sido relatados apenas dois estudos com este enfoque para o litoral norte do estado. O presente estudo tem como objetivo analisar a dinâmica populacional e estimar a produção secundária e a taxa de renovação (P/B) de espécies da malacofauna e da carcinofauna macrobentônicas mais representativas, em termos de densidade e biomassa, da zona entre - marés da Praia do Una, litoral sul de São Paulo. Objetiva-se ainda realizar uma análise comparativa entre os diversos métodos utilizados para estimar a produção secundária de invertebrados bentônicos (e.g. método da freqüência de comprimento, da taxa específica de crescimento em peso, dos incrementos e métodos empíricos). Para tanto serão realizadas dezesseis coletas mensais a partir de setembro de 2003. Três áreas de coleta serão estabelecidas compreendendo, cada uma, três transectos perpendiculares à linha d'água. Cada transecto se estenderá a partir do limite inferior das dunas até o limite inferior da zona de espraiamento sendo estabelecidos estratos eqüidistantes, separados por 6 metros entre si. De cada estrato será retirada uma amostra biológica com um cilindro de 14 cm de diâmetro. Os parâmetros de crescimento e a taxa de mortalidade das espécies que estudadas serão obtidos utilizando-se a rotina Elefan do Programa FISAT. Estes parâmetros serão utilizados para estimar a produção secundária das espécies. O projeto é tema de trabalho de doutorado de aluno do programa de pós-graduação em Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETRACCO, MARCELO; CARDOSO, RICARDO SILVA; CORBISIER, THAIS NAVAJAS; TURRA, ALEXANDER. Secondary production of sandy beach macrofauna: An evaluation of predictive models. ESTUARINE COASTAL AND SHELF SCIENCE, v. 115, n. SI, p. 359-365, DEC 10 2012. Citações Web of Science: 6.
PETRACCO, MARCELO; CARDOSO, RICARDO SILVA; TURRA, ALEXANDER; CORBISIER, THAIS NAVAJAS. Production of Excirolana armata (Dana, 1853) (Isopoda, Cirolanidae) on an exposed sandy beach in southeastern Brazil. HELGOLAND MARINE RESEARCH, v. 66, n. 3, p. 265-274, SEP 2012. Citações Web of Science: 7.
PETRACCO, MARCELO; CARDOSO, RICARDO S.; CORBISIER, THAIS N. Population biology of Excirolana armata (Dana, 1853) (Isopoda, Cirolanidae) on an exposed sandy beach in Southeastern Brazil. MARINE ECOLOGY-AN EVOLUTIONARY PERSPECTIVE, v. 31, n. 2, p. 330-340, JUN 2010. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.