Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos sinergicos na degradacao de materiais pictoricos.

Processo: 03/07315-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de outubro de 2003 - 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Dalva Lucia Araujo de Faria
Beneficiário:Dalva Lucia Araujo de Faria
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectroscopia Raman  Poluição  Patrimônio cultural 

Resumo

A preocupação com a conservação de patrimônio cultural vem experimentando um crescimento expressivo. Um aspecto importante nesse contexto, é a degradação de materiais, uma vez que a compreensão dos mecanismos responsáveis por tais processos é essencial na determinação dos procedimentos a serem adotados na preservação de bens culturais. Em particular, faz-se importante evidenciar o marcante papel exercido pelos microambientes e pelas interfases existentes nesses objetos. Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo obter um conhecimento mais detalhado sobre os efeitos causados pela presença de fatores indutores externos, em particular poluentes atmosféricos, nos mecanismos de degradação de materiais pictóricos. Para tanto serão empregadas técnicas não destrutivas de espectroscopia vibracional e investigar-se-á a possibilidade de se usar cristais piezelétricos de quartzo como sensores desses processos, que por seu baixo custo e fácil manuseio podem sem utilizados in situ no monitoramento de áreas para a conservação de acervos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATO INHASZ PAIVA; JOSÉ ROBERTO CAETANO DA ROCHA; ANDREA CAVICCHIOLI; FERNANDO SILVA LOPES; DALVA LÚCIA ARAÚJO DE FARIA. Câmaras climáticas para o envelhecimento acelerado: ação de microambientes sobre bens culturais. Química Nova, v. 33, n. 1, p. 189-194, 2010.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.